Bom Dia!!! Hoje iremos falar sobre DEPRESSÃO..
Qualquer dúvida ou sugestões de temas, entre em contado por e-mail que está no link endereço/contatos ou no link dúvidas e sugertões. Obrigado.
DEPRESSÃO
A depressão é quando a tristeza toma proporções muito maiores que impede a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano.
As causas são muitas. Existe estudos que mostram a influencia de uma pré-disposição genética, tipo de personalidade, incapacidade de lidar com situações difíceis, vivência de situações difíceis (traumatizantes ou frustrantes) e devido a uma condição clínica (ou por causa do uso de determinadas medicamentos) que desequilibra a quantidade de serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela comunicação dos neurônios.
O que importa é que depressão, como o resfriado, tem tratamento. Pessoas não devem ter vergonha ou se sentirem fracas por que estão sofrendo de depressão. Existe uma preocupação muito grande na saúde física, mas as duas (física e mental) funcionam simultaneamente na pessoa. Existem problemas clínicos que podem desencadear reações emocionais e distúrbios emocionais que podem ser somatizados em doenças clínicas. Ou seja, quando a depressão se torna crônica o organismo começa a reagir a este estado emocional o que pode acarretar uma baixa do sistema imunológico abrindo as defesas do organismo a doenças clínicas, ou mesmo danificando o organismo em doenças como hipertensão, úlceras, dores nas costas etc.
SINTOMAS
- Tristeza persistente.
- Sentimentos de desesperança, pessimismo.
- Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo.
- Perda de interesse ou prazer em atividades que anteriormente eram sentidas como prazerosas, incluindo a atividade sexual.
- Insônia ou sonolência excessiva.
- Perda do apetite e/ou ganho consideravelmente significativo - 5% do peso anterior, em um espaço de tempo de 1 mês.
- Diminuição de energia, desânimo.
- Inquietação, irritabilidade.
- Dificuldade de concentração ou de tomar decisões.
- Idéias de morte ou tentativas de suicídio.
A depressão pode ser um transtorno primário ou secundário. Transtorno secundário é quando ela é reativa a uma condição clinica ou se manifesta como efeito colateral de um tratamento que está sendo realizado no momento. Por via das duvidas, procure o seu medico e faca uma avaliação do seu estado clínico.
Em casos mais leves, onde não estão presentes idéias de morte, a psicoterapia é de bastante eficácia diante aos transtornos emocionais. Nos casos mais graves, a combinação da medicação e tratamento psicoterápico se mostra mais indicada.
A medicação suprime os sintomas emocionais enquanto o conteúdo interno - as causas pessoais, são trabalhadas em terapia. Assim, na medida em que o tratamento psicoterapico chegue em um estagio onde a suspensão da medicação seja indicada, esta será efetuada gradativamente e sob orientação psiquiátrica.
Psicólogo Dr. Alexsandro Prates Freitas