Atendimentos

  • Individual ou em grupo

    Psicoterapia Individual - A duração de uma sessão de atendimento é de 50 minutos. Nesse tempo terapeuta e cliente buscam juntos aprender sobre como este funciona, a partir do relato de suas experiências de vida e também do que pode ser observado no consultório. Uma vantagem da terapia individual é a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade.

Psicoterapia em Grupo - A duração de uma sessão de atendimento é de 1 hora e 30 minutos. No grupo o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar com que ele se perceba neste contato. Isso permite que ele experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com o outro. É importante frisar: O que geralmente causa sofrimento ao Ser Humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona na relação com o outro, dessa forma a psicoterapia em grupo se torna uma ótima chance de conhecer e superar as dificuldades que perturbam e causam sofrimento a pessoa Humana.

 

  • Infantil e  adolescente

A infância e adolescência são períodos de muitas transformações. O indivíduo constantemente se vê esbarrando com novas situações de vida, tendo que se adaptar a elas. As descobertas acontecem tanto em relação as situações de vida que se apresentam como também em relação as transformações do próprio corpo, que vai vivendo modificações em diversos níveis: morfológico, hormonal, mental, etc.

Na natureza todas as estruturas em seu início de formação apresentam uma maior fragilidade, o que também é verdadeiro em relação ao ser humano. Dessa forma não há porque se estranhar a freqüente necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom andamento do desenvolvimento humano.

Obs: Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são a expressão de distúrbios ligados a estrutura familiar ou parental, nesses casos (a maior parte dos casos) se faz necessário o acompanhamento simultâneo da família.

 

  • Adultos e Idosos

A psicoterapia do idoso reflecte a necessidadA psicoterapia do idoso reflecte a necessidade de um olhar para a 3ª idade como o início de um nova etapa e continuação das anteriores e não como o final das mesmas, apoiando a pessoa face às características desta etapa da vida (alterações biológicas, como a visão, audição, motricidade, olfacto; psicológicas, luto, perda de papéis, dor, perturbação do sono, demências; da personalidade; bem como, perturbações ao nível do humor - depressão)

A psicoterapia no Adulto caracteriza-se por uma intervenção ou tratamento de questões, normalmente psíquicas, que o paciente aponta como sendo problemáticas e causadoras de sofrimento.
Neste sentido, apresenta-se como um espaço contentor e confidencial de partilha e reflexão, realizado a dois, isto é, entre o psicoterapeuta e o paciente, no qual se promove um processo de crescimento e ao mesmo tempo de mudança na vida de determinada pessoa, respeitando a sua história pessoal, ritmos e motivação para a mudança, partindo do ponto de evolução emocional em que se encontra o paciente.


  • Familiar e Casal

O relacionamento entre casais e entre membros de uma família tendem a desenvolver padrões rígidos, os quais muitas vezes trazem conseqüências indesejáveis (que se expressam de inúmeras formas). Neste caso a psicoterapia visa facilitar com que os membros do casal ou família ampliem suas consciências em relação a essas estruturas, o que gera naturalmente uma descristalização, facilitando com que os distúrbios ligados a estrutura familiar possam ser superados.


  • Dependentes Químicos

O atendimento ocorre com os psicólogos, este atendimento possibilita com que a pessoa entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.


  • Orientação Vocacional

A O.V. é um processo que visa acompanhar o orientando em suas reflexões, de modo que ele possa, no final do processo, ser capaz de tomar uma decisão a respeito da profissão a seguir. Esse trabalho implica na compreensão das dificuldades que impedem esta decisão e na elaboração das ansiedades e conflitos que envolvem a decisão de uma carreira, como também promove informações a respeito das carreiras.

 

  • Consultoria em Saúde

A consultoria auxiliará o profissional na transformação de seu consultório (ou clínica) num empreendimento de sucesso através da discussão das medidas a serem adotadas e implantadas, bem como o treino do mesmo para agir como empreendedor.

A consultoria tem uma visão ampla da situação e é elaborado por profissionais sem envolvimento emocional com a empresa, o que gera uma neutralidade na análise da situação. Deve existir sim uma confiança e credibilidade, o que é bem diferente de emotividade.


  • Psico-oncologia e Psicossomática

A psico-oncologia é considerada como uma especialização nos campos da Psicologia, da Psicoterapia e da Oncologia propõe-se a identificar os aspectos psicossociais relacionados à etiologia, bem como ao desenvolvimento e tratamento do câncer. Assim sendo, preocupa-se com o desenvolvimento e incremento de estratégias que visam a prevenção, reabilitação do paciente oncológico, assistência psicológica aos familiares e reisserção do cliente a sociedade.

 

A psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologicamente, corpo, alma e espirito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar. estão percebendo que não existe separação entre  

O surgimento dos sintomas depende e varia de três fatores interdependentes, tais fatores estão diretamente ligado ao grande desafio de conceber, classificar e tratar, haja vista que os sintomas podem variar dependendo do estilo de vida. Tal concepção acaba sendo a melhor explicação de patologias no qual não consegue-se definir e provar científicamente.

  1. Qualidade de vida, incluindo hábitos alimentares, atividades físicas, sedentarismo, etc.
  2. Herança genética, que pode deixar os indivíduos mais predispostos para desenvolverem alguns tipos de doenças.
  3. Fatores psicoafetivos de acordo com o manejo das emoções, dos traumas e dos sentimentos de abandono, rejeição, inclusão, culpa, etc.
ATENDIMENTO NO CONSULTÓRIO OU DOMICILIAR

 

  • Psicologia Jurídica
  1. Psicopatologias, aplicação e avaliação de psicodiagnóstico;
  2. Assessoramento como perito, individual e a órgãos judiciais;
  3. Intervanção: planejamento e realização de programas de prevenção, tratamento, reabilitação e Integração ao meio social;
  4. Planejamento de campanhas de combate à criminalidade;
  5. Vitimologia: pesquisa e atendimento às vítimas de violência;
  6. Mediação: alternativas à via judicial (vara da infância e juventude e familiar);

A psicologia forense também tem relações com a psicanálise e em especial a psicanélise forense e a sexologia forense, traçando as causas psíquicas que levam certos indivíduos à sexualidade doentia.